quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nao podemos ter tudo


Bom dia ! Lendo um de meus e mails que recebo com pedidos de ajuda me deparei com uma questão que achei importante compartilhar com vocês.
Segue a carta de uma leitora de meu Blog:

Querida Isabella,
tenho acompanhado seu blog e vejo que você conseguiu sair de uma casa onde também havia drogas.
Me vejo hoje presa  a meu  marido que e  usuário de maconha e  álcool.
Tenho 27 anos meu marido 34 e desde nosso namoro ele vem piorando no uso dessas drogas. Na verdade não deveria ter casado com ele sabendo isso mas o amor falou mais alto. Temos uma condicao financeira boa  tudo para sermos felizes mas ele não para com as drogas.
 Um filho de 2 anos que sente o pai distante e que alguma coisa esta errada na nossa casa. Estou cansada . Tentei ajuda lo muitas vezes levando ele para AA e terapias mas ele na verdade não quer parar.
Então sempre e um fracasso para mim.
 Quando nosso filho nasceu ele deu uma diminuida mas agora piorou. Ele fica distante quando fuma e me deixa com receio de continuar uma vida com ele pois temos um filho que não quero que cresça nesse ambiente familiar. Quando ele bebe ele fica agressivo verbalmente , então esse e outro agravante.
Sera que eu me separo? Como devo agir? O que faco com meu filho que esta morando com um  pai que usa drogas?
 Me culpo por deixa lo nesse ambiente. Não estou feliz assim. A minha dificuldade em me separar 'e devido ao amor que sinto pelo meu marido. Mas ate onde o amor vale a pena nesse caso?
 Não vejo saída . Já tentei de tudo e ele não quer mudar. Não pensa na família . E uma pessoa egoísta.
Me ajude por favor. Sei que você e sua família passaram por coisas parecidas e me senti a vontade de conversar com você.
Muitos me julgam , então são poucas as pessoas com o qual posso falar sobre esse problema .
Obrigada , Ana Paula

Oi Ana ,
 Resolvi compartilhar seu problema pois vejo que muitos casais e famílias passam por isso e assim posso ajudar a você e a outros também. Como me autorizou a  escrever publicamente no Blog vou responder suas questões . Vamos la...
 Vou te dar conselhos de uma pessoa que passou por coisas parecidas, que sofreu e ainda sofre com as marcas que ficaram.
Não sou profissional . Apenas uma sobrevivente que lutou e luta para tentar acabar com os medos e traumas que ainda estão aqui.
Ana , pelo que você relata , seu marido não quer parar de usar drogas.
 Você já tentou ajuda lo, ficou ao lado dele,  tiveram um filho e mesmo assim ele não para.
 Ele só vai parar quando ele ter vontade propia ou quando ele ter uma perda grande devido as drogas.
Só assim a pessoa acorda e vê que precisa mudar . Caso ele perca o emprego, alguma coisa de valor, você  a presenca do filho etc.
 Consciente de que esta perdendo uma dessas coisas ou qualquer outra coisa que o faz feliz ou que ele ama ele vai acordar e ver que para ter novamente ele terá que parar e procurar ajuda e  MUDAR!
 Todos nos somos capazes de mudar quando realmente queremos.
Na minha expericencia a pessoa quando não quer parar  eh porque ele mesmo não percebe o mal que faz, ele só para por uma perda e vontade de mudar e quando ver o quanto a droga o fazia mal .
 O sofrimento acorda o ser humano para a vida. Quando perdemos e sofremos mudamos para sermos felizes.
A terapia seria muito importante para ele. Pois ninguém bebe sempre e fuma maconha a toa.
Sempre há um problema serio por trás que precisa ser visto.
Quando o paciente descobre a causa do problema que pode ser diversas como  ansiedade, angustia, medos,  traumas .... e por isso ele se droga,  ele  ai vai trabalhar na terapia o real problema e assim ira encarar a vida de outra maneira, consequentemente ele  ira melhorar e  diminuirá o uso das drogas. Existem remédios para ajudar  o paciente a parar com uso de drogas de uma maneira menos dolorida e aos poucos com acompanhamento medico ele vai diminuindo . Mas para isso ele tem que querer.
Meu conselho para você eh deixa lo sozinho um tempo para ele ver que se não mudar vai perder você e o filho .
No seu caso esse eh meu conselho pois jamais crie uma criança em um ambiente com drogas. Futuramente ele sofrera com isso . Eh melhor cortar o mal pela raiz.
Converse com seu marido e novamente diga a ele o que precisa ser feito para você ficar com ele.
 Caso ele não mude.  Pense em você e em seu filho.
Se ele te ama o amor falara mais alto e ele ira procurar ajuda e na hora certa vocês voltam.
Mas não de ao seu filho e nem a você uma vida onde  não esta feliz. Você como qualquer pessoa merece ser feliz. Você eh nova pode refazer sua vida e não precisa passar por isso.
 Procure um apoio  também. Uma terapia, um grupo de apoio .  Assim criara mais forcas para agir .
A vida eh dura mesmo mas se você busca a paz, a saúde e ser feliz tem que lutar e as vezes para isso sofremos no começo para  mudar de vida e sermos felizes . Se estivesse feliz com a vida que esta levando com ele não te daria esses conselhos pois cada um eh feliz de seu jeito. Não existe regras.
Mas você claramente me diz que esta infeliz, com medo de criar seu filho nesse ambiente e que esta cansada de tentar. Então vai cuidar de sua vida!  Cuide de você de seu filho .
Você estando feliz seu filho também estará e seu marido vai ver que perdeu uma mulher maravilhosa e  ai pode vir a mudar. Caso ele não enxergue isso o problema sera dele pois você e seu filho vão estar no caminho certo para uma vida nova e feliz .  Espero ter ajudado um pouco.
 Somos responsáveis pelos nossos filhos e o bem estar deles. Lembre se sempre disso!

Beijos com carinho, Isa